microscopia
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS - CTC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
FSC 5153 – QUALIDADE DA ÁGUA II – TURMA A
Relatório de Qualidade da Água II – Aula sobre microscópio ótico.
Florianópolis, outubro 2011.
Introdução
No dia 4 de outubro de 2011, foi realizada no Laboratório de Integração do Meio Ambiente – LIMA, a aula sobre Microscopia Óptica. Foram analisados amostras em diferentes tipos de microscópio. Foi analisado também o lodo de um Reator Aeróbio. O Reator Aeróbio promove a digestão e minimização da carga orgânica. A biomassa que se forma nos reatores utilizará a matéria orgânica como substrato (alimento) para se desenvolver. Com a entrada contínua de alimento, quantificado na forma de DBO5, e na presença de oxigênio, introduzido pelo equipamento de aeração, os microorganismos crescerão e se reproduzirão. No lodo do reator analisado, o lodo é reativado e deixado em anaerobiose e depois retorna para o reator. Durante o relatório será detalhado mais sobre os microscópios que foram utilizados na aula e sobre os microrganismos analisados.
Metodologia
No primeiro momento da aula prática, foram analisados microrganismos nos microscópios ópticos. Estes são dividos em uma parte mecânica e outra óptica. A parte mecânica se divide em:
Pé ou base que serve de apoio para o microscópio;
Macrométrico e micrométrico que faz o ajuste grosseiro e fino respectivamente; Fonte de luz que pode ser uma fonte lâmpada um espelho que reflita a luz solar; Mesa onde é fixada a amostra a ser analisada; Chariot dispositivo preso à platina,destinado a movimentar a lâmina em exame; Canhão que suporta a ocular na extremidade superior.
Já a parte óptica se divide em lentes, filtros e espelhos.
Lentes: existem dois tipos de lentes as oculares e as objetivas. As oculares é uma