Microscopia
Microscopia básica.
Através de técnicas de coloração é possível diferenciar as estruturas nucleares e citoplasmáticas. Os corantes mais empregados em Hematologia associam o azul de metileno, a eosina, constituíndo os corantes do tipo Romanovsky (Leishman, Giemsa e Wright).
Como a eosina é um corante ácido, possui afinidade pelas estruturas básicas do citoplasma (grânulos e hemoglobina), corando estes em vermelho. Já o azul de metileno é um corante básico e, por isso, possui afinidade pelas estruturas ácidas do núcleo (DNA), corando-as em azul.
Citomorfologia dos elementos celulares do sangue periférico.
Leitura e Interpretação
01- Eritrócitos Coloração rósea 02- Plaquetas Coloração azulada a púrpura
Leitura e Interpretação
03- Neutrófilos Citoplasma: coloração rósea com granulações finas, específicas na cor vermelha. Núcleo: Coloração vermelha-violácea intensa 04- Eosinófilos Citoplasma: Coloração rósea e granulações eosinofilas em vermelho brilhante com leve tom alaranjado. Núcleo: Vermelho Violáceo 05- Basófilos Citoplasma: granulações específicas de coloração escura a preta. Núcleo: Vermelho Violáceo
Leitura e Interpretação
06Linfócitos Citoplasma: Coloração azul celeste a intenso. Núcleo: cromatina nuclear densa em coloração violeta-púrpura intensa 07Monócitos: Citoplasma: coloração cinza-azulado com leves granulações azurrófilas. Núcleo: coloração violáea, com cromatina nuclear, frouxa e estriada.
BASTÃO
Célula apresentando moderada granulação neutrofílica citoplasmática. Núcleo em forma de bastão, característico desta etapa evolutiva.
BASTÃO
Citoplasma apresentando granulação mais grosseira e abundante. Presença de um pequeno vacúolo citoplasmático. Núcleo com cromatina condensada sem segmentos.
SEGMENTADO
Núcleo com cromatina condensada. Citoplasma mais abundante exibindo intensa granulação neutrofílica.