microscopia otica
A microscopia óptica utiliza o microscópio para nos permitir enxergar o que é impossível ver a olho nu; através da incidência de luz e lentes objetivas temos um aumento de até 1000 x. Uma ferramenta ótima para o estudo da biologia celular.
Microscopia eletrônica de transmissão ( MET )
O microscópio eletrônico de transmissão tem funcionamento similar ao do microscópio óptico; mas utilizamos uma onda de elétrons que atravessa a amostra num sistema a vácuo e é projetada numa chapa fotográfica ou captada por um sistema computadorizado; esta consegue ampliar as imagens em até um milhão de vezes, permitindo a visibilizarão de moléculas orgânicas.
Microscopia eletrônica de varredura ( MEV )
Este tipo de microscópio é capaz de produzir imagens de alta ampliação; até 300.000 vezes, e alta resolução. Assim podem ser visualizadas microestrutura, por isso é destinada a aplicações em matérias na metalurgia, mineração e geociências. Consiste na emissão de um feixe de elétrons que sai de um anodo negativo e é atraído pelo anodo positivo na outra parte do filamento, gerando uma diferença de potencial e aceleração dos elétrons; gerando uma imagem virtual no monitor, pois o que vemos é a transcodificacão da energia emitida pelos elétrons.
Microscopia de ponta de prova ( MPP )
É uma analise feita na estrutura superficial do material, assim como defeito das estruturas, processos físicos e químicos, estrutura atômica e eletrônica. É feito uma varredura através de uma ponteira feita de um material especifico para o tipo de pesquisa; este é preso em um cantilever (suporte flexível, altamente sensível), que capta as deflexões do material, mostrando as características da superfície deste.