microscopia optica
É constituído por uma parte mecânica, que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens. possui as seguintes partes mecanicas: Pé ou base: Serve de apoio às restantes componentes do microscópio.E sustentar o microscópio em si.
Coluna ou Braço: Fixo à base, serve de suporte aos outros elementos. Mesa ou Platina: Onde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.
Charriot: Peça ligada à platina que possibilita mover a lâmina, permitindo a melhor centralização da mesma.
Tubo ou canhão: Suporta a lente ocular na extremidade superior.
Revólver ou Óptico: Peça giratória que sustenta as objetivas.
Possui tambem as seguintes partes opticas:
Condensador: Conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.
Diafragma: É constituído por palhetas que podem ser aproximadas ou afastadas do centro através de uma alavanca ou parafuso, permitindo regular a intensidade da luz que incide no campo de visão do microscópio.
Lentes Objectivas: Permitem ampliar a imagem do objecto 10x, 40x, 50x, 90x ou 100x. Existem:
As objectivas de 10x, 40x e 50x são designadas objectivas secas pois entre a preparação e a objectiva existe somente ar.
As objectivas de imersão, uma vez que, para as utilizar, é necessário colocar uma gota de óleo de imersão entre elas e a preparação, o qual, por ter um índice de refracção semelhante ao do vidro, evita o desvio do feixe luminoso para fora da objectiva.
Lentes Oculares: Sistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva, formando uma imagem virtual que se situa a