Microrganismos encontrados na saliva
A saliva é um fluido aquoso, transparente, que é secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. É constituída principalmente de enzimas, minerais e aminoácidos.
É um dos mais complexos, versáteis e importantes fluidos do corpo, que supre um largo espectro de necessidades fisiológicas. Suas propriedades são essenciais para a proteção da cavidade bucal, do epitélio gastrointestinal e da orofaringe. Além de umedecer os tecidos moles e duros da cavidade bucal, tem função de destaque no controle da quantidade de água do organismo. Quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, manifestando a sede.
Além de conter ar, que lhe dá o aspecto espumoso, a saliva tem como principais componentes químicos: água (99,5%), ptialina (0,1%), nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico. Possui proteínas estruturais (mucinas, estaterrina, aglutininas, lactoferrina, gustina e sialina), enzimáticas (amilase, fosfatase ácida, estearase, lisozima, peroxidase, anidrase carbônica e calicreína) e imunológicas (imunoglobulinas, Ig A salivar ou imunoglobulinas secretoras: Sig A). Possui bactérias cocos gram positivas (Staphilococos, Streptococos) e cocos gram negativos (Neisseria, Veilonella), bacilos gram negativos (bacterióides, fusobacterium), espiroqueta. As mais importantes são: S. mutans, S. salivariuse, S sagüis. A quantidade aproximada de bactérias na saliva humana é de 750.000.000 bactéria/ml. Existe muita preocupação em relação à contaminação através de gotículas de saliva; pois podem carrear microrganismos patogênicos expelidos decorrente do ato de falar, gritar, tossir ou espirrar sobre os alimentos, que podem produzir toxinas que provocam intoxicações com náuseas e vômitos.
A lista de doenças transmissíveis pela saliva é bem extensa e inclui sarampo, catapora, faringite, coqueluche, caxumba, gripe,