Microprocessamento
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – BACHARELADO
TRABALHO
MICROPROCESSADORES
Acadêmico:
Marcelo Coelho Bizerra RA 1099110329
Bashir Oladotun Babalola RA 35416
Campo Grande – MS
Abril de 2014
MARCELO COELHO BIZERRA
BASHIROLADOTUN BABALOLA
TRABALHO
MICROPROCESSADORES
Trabalho apresentado ao Prof. Samuel C. B. Cavalcante da disciplina de Microprocessadores turma N-70, turno noturno do curso de Engenharia da Computação.
Campo Grande – MS
Abril de 2014
1 INTRODUÇÃO
O termo barramento (bus) refere-se aos percursos entre os componentes de um computador. Há dois barramentos principais em um computador: o barramento de dados e o barramento de endereços. O mais conhecido é o barramento de dados, portanto, quando se referência apenas \'barramento\', em geral é uma abreviação ao barramento de dados. Este trabalho enquadra em se a generalização e o funcionamento de Buffers de barramento, situando todas as formas em que opera e como opera junto com exemplos.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 Registradores
Registradores são dispositivos de armazenamento temporário, localizados na UCP, extremamente rápidos, com capacidade para apenas um dado (uma palavra). Devido a sua tecnologia de construção e por estar localizado como parte da própria pastilha ("chip") da UCP é muito caro. O conceito de registrador surgiu da necessidade da UCP de armazenar temporariamente dados intermediários durante um processamento. Por exemplo, quando um dado resultado de operação precisa ser armazenado até que o resultado de uma busca da memória esteja disponível para com ele realizar uma nova operação.
Máquinas RISC são geralmente construídas com um grande conjunto de registradores, de forma a trazer os dados para o mais próximo possível da UCP, de forma a que o programa opere sempre sobre dados