Microprocessadores
A Unidade Central de Processamento (CPU - Central Processing Unit), também chamada simplesmente de Processador ou Microprocessador, é o "cérebro" do computador. Sua missão consiste em controlar e coordenar todas as operações do sistema. Extrai todas as instruções dos programas residentes na memória do computador (memória RAM), uma de cada vez, as analisa e emite as ordens necessárias para serem realizadas.
Para entender como funciona um microprocessador, primeiro é necessário ter uma idéia muito clara das partes ou blocos que o compõem. Sem conhecer a arquitetura básica de um processador é praticamente impossível entender seu funcionamento. De forma geral, podemos considerar que os processadores possuem dois grandes blocos ou unidades: a de controle, com duas unidades responsáveis pela decodificação e execução, e a unidade aritmético-lógica (ALU - aritmethic logic unit). /-Decodificação UNIDADE DE CONTROLE --------------| \- Execução ALU - UNIDADE ARITMÉTICO-LÓGICA
A unidade de decodificação, uma das principais unidades da unidade de controle, identifica a instrução que está para ser executada. Quando o processador lê uma instrução que está na memória, o código desta instrução é enviado para esta unidade. A unidade então interpreta este código, verifica se é válido e determina o tipo da instrução que deve ser executada (por exemplo uma soma), a trasnferência de dados para a memória e o que mais for necessário. Uma vez identificada a instrução, a unidade de decodificação comunica a unidade de execução.
A unidade de execução, ao ser informada da instrução que deve ser executada, aciona de forma coordenada as diversas partes do processador para que ocorra a execução da instrução recebida.
A ALU, ou unidade aritmético-lógica, é o bloco