Microondas
PRIMEIRO ANO DE ELETROMECÂNICA
AS MICROONDAS
Matheus da Silva Nascimento
(Matheus_nascimentto@hotmail.com)
Microondas são ondas eletromagnéticas de alta freqüência, do mesmo tipo das ondas de rádio (porém mais curtas). Elas não são fonte de calor, mas sim de energia. Seu comprimento varia de 1 mm a 300 mm, e sua freqüência de 109 Hz até 1011 Hz.
As micro-ondas, também usadas em comunicações, são geradas em válvulas eletrônicas especiais. No campo das telecomunicações, são empregadas para carregar informações de sistemas de telefonia e de televisão. Sua vantagem sobre as ondas de rádio é que, devido às altas frequências que apresentam, podem carregar mais informações, já que a quantidade de informações transmitidas é proporcional à frequência.
A grande desvantagem das micro-ondas é que o sinal não sofre reflexão na atmosfera e, por esse motivo, elas não podem ser captadas além da linha do horizonte. A transmissão de micro-ondas a grandes distâncias requer a construção de uma rede de antenas receptoras, posicionadas em locais altos e separadas por, no máximo, 40 km, ou o uso de satélites de comunicação que funcione como estações repetidoras.
Como qualquer outra radiação eletromagnética, as micro-ondas propagam-se pelo espaço em todas as direções. Em algumas aplicações, entretanto, elas precisam ser guiadas ou direcionadas.
As redes Wi-Fi, bluetooth e alguns outros serviços informáticos usam as radiações microondas como meio de comunicação. A comunicação com os satélites também se efetuam através deste tipo de ondas.
Imagem 1: Gráfico demonstrando o nível de radiação das diferentes ondas.
Fonte: http://geocities.ws/saladefisica7/funciona/Microondas12.gif
1. O FUNCIONAMENTO DE UM MICROONDAS
O forno de microondas é um eletrodoméstico, cuja invenção foi baseada em outros aparelhos militares que utilizavam ondas eletromagnéticas para captar sinais de aviões nazistas.
O funcionamento do