MICROECONOMIA
Como a Microeconomia auxilia as empresas no processo de tomada de decisão?
A microeconomia esta presente no nosso dia a dia, aonde nós menos imaginamos, desde o nosso alimento, nossas roupas e até equipamentos eletrônicos mais sofisticados, existem várias fabricas e comércios que compram insumos e combina-os seguindo um processo de produção escolhido e vendem produtos no mercado, com isso consequentemente existe custo para se produzir todos os produtos que vem até o nosso consumo.
A Teoria dos Custos foi desenvolvida para analisar a formação de preços no mercado, ela estuda como funciona a oferta e a demanda, baseando-se em vários fatores, inclusive nas variáveis (renda, preço, quantidades ofertadas). A relação direta entre a quantidade ofertada de um bem e o preço desse bem deve-se ao fato que, um aumento do preço de mercado estimula as empresas a elevar a produção, novas empresas serão atraídas, aumentando a quantidade ofertada do produto. A demanda de um bem ou serviço bembém pode ser influenciada pelos preços de um bem e quantidade de outro, os chamados bens substitutos ou concorrentes ou ainda sucedêneos.
Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do numero de empresas no mercado.
A grande questão na Microeconomia, que inclusive é a origem das diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adotada quanto aos objetivos da empresa produtora de bens e serviços. A procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço.
A teoria dos custos tem o intuito de explicar o comportamento típico da empresa diante do mercado. Com esse objetivo, a teoria econômica estará atenta a principal limitação com que a empresa se defrontara. Quando se fala da principal decisão da empresa, essencialmente falamos do quanto produzir e/ou do nível de custos.
Ambos podem ser administrados para que uma empresa