Microeconomia
Aula 04 – Macroeconomia
8.1 Introdução Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como renda e produtos nacionais, nível geral de preços, desemprego e emprego, etc. Ela trata o mercado de bens e serviços como um todo, assim como o mercado de trabalho, e preocupa-se com aspectos de curto prazo ou conjunturais. 8.2 Objetivos de política macroeconômica: 8.2.1 Alto nível de emprego: preocupação com o fator surge após a Grande Depressão, com o teórico Keynes, pois antes predominava o pensamento liberal. 8.2.2 Estabilidade de preços: inflação é o aumento contínuo e generalizado do nível geral dos preços.
8.2.3 Distribuição eqüitativa de renda: disparidade acentuada no nível de renda brasileiro, tanto entre diferentes grupos socioeconômicos como entre regiões do país. 8.2.4 Crescimento econômico: aumento do produto nacional por meio de políticas econômicas que estimulem a atividade produtiva. Aumentar o produto além do limite de quantidade exigirá: • ou um aumento nos recursos disponíveis; • ou um avanço tecnológico. 8.2.5 Dilemas de política econômica: inter-relações e conflitos de objetivos Conflitos: metas de crescimento e eqüidade distributiva devido ao fator educacional, com maioria da mão-de-obra de baixa qualificação e baixos rendimentos.
8.3 Instrumentos de política macroeconômica: 8.3.1 Política fiscal: instrumentos que o governo usa para arrecadar tributos e controlar suas despesas, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, para estimular os gastos de consumo do setor privado. Princípio de anterioridade: implementação de uma medida só pode ocorrer a partir do ano seguinte ao de sua aprovação pelo Congresso Nacional.
8.3.2 Política monetária: atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos na economia. • emissões; • reservas compulsórias; • open market; • redescontos; • regulamentação sobre crédito e taxas de juros.