MICROECONOMIA
Aluno: Priscila Mª da Silva Moscon
Matricula: 201201718252
Cáp.3 – Elasticidades
1. Sobre a elasticidade-preço da demanda:
a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?
Os fatores que influenciam a elasticidade-preço demanda são a existência de bens substitutos; o peso do bem no orçamento e a essencialidade do bem. b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?Explique. O sal de cozinha por ser pouco substituível, ter pouco peso no orçamento e ser um produto essencial apresenta elasticidade preço-demanda próxima de zero, ou seja, espera-se que, mesmo que o preço do sal dobre, as pessoas irão manter as quantidades demandadas de sal.
2. Explique por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores.
Quando a demanda por um bem é inelástica, espera-se que não haja variação na quantidade de mandada quando há aumento de preço. Logo, sendo a receita total igual ao produto entre preço unitário e quantidade, se há aumento de preço, mantendo a quantidade constante, haverá aumento da receita total.
3. Defina: elasticidade-renda, elasticidade-preço cruzada da demanda e elasticidade-preço da oferta.
Elasticidade-renda da demanda é a variação percentual da quantidade demandada de um bem x, para cada unidade de variação percentual da renda do consumidor. Elasticidade-preço cruzada da demanda entre os bens x e y é a variação percentual de quantidade demandada do bem x, para cada unidade de variação percentual do preço y. E a elasticidade de oferta é a variação percentual na quantidade ofertada do bem x, para cada unidade de variação percentual no preço do bem x.
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA:
1. Considerando-se os pontos A (pv = (12,8) e B (p2, q2) = (14,6), a elasticidade-preço da demanda no ponto médio é igual a:
a) -7/13
b) + 7/13
c) -13/7
d) + 13/7
e) N.r.a.
2. Uma curva de procura exprime-se por p = 10 - 0,2q, onde p