Microeconomia
Se o imposto for cobrado sobre os vendedores, aumentam-se os custos em 50 c. Portanto, desloca-se a reta de oferta para a esquerda em 50 c. Antes, a quantidade comprada era 100. Porém, como a renda dos compradores não mudou e o preço aumento, eles não terão mais condição de comprar 100 quantidades. Um novo ponto de equilíbrio será definido. Será pago agora 3,30 por 90 quantidades (pontos definidios aleatoriamente). Por sua vez, como a variação entre as retas de oferta é de 50 c, o preço destinado aos vendedores
. é
Se for cobrado imposto, tanto para o consumidor quanto para o vendedor, diminui a quantidade para os dois e aumenta o preço pros consumidores e diminui o preço pros produtores.
Ônus de imposto-efeitos preço e quantidade
OFERTA ELÁSTICA, DEMANDA INELÁSTICA
Se o imposto for cobrado sobre os consumidores desloca a curva de demanada para a esquerda, representando a diminuição do preço ofertado aos vendedores.
Se for cobrado sobre os vendedores, desloca a curva de oferta para a esquerda, representando o aumento dos custos para os vendedores.
Em termos de quantidade, os dois sofrem da mesma forma, porém, quanto ao preço, o efeito é bem pior aos compradores, já que a curva de demanda é menos elástica. Ou seja, quanto mais elástica a curva, menos terá que arcar com o imposto (o efeito será menor).
(Elasticidade é a variação da quantidade em função da variação do preço).
CONCLUSÕES IMPORTANTES
3 - O lado menos elástico ao preço (ofeta ou demanda) será aquele que ficará com o maior ônus do imposto
(As outras estão no slide)
CAPÍTULO 7 E 8
EXCEDENTE DO CONSUMIDOR
Para a 1ª quantidade, pagaria até P1; para a 2ª, P2; para a 3ª, P3; até chegar ao preço de mercado (equilíbrio), P0 (o preço vai diminuindo, pois a medida que aumenta a quantidade comprada, pago menos). Porém, de fato, pago sempre P0. A diferença do que eu pagaria pelo que eu pago (Px-P0) até a quantidade de equilíbrio, a área