Microeconomia
De maneira geral, é o conteúdo quantificável e que por si só não transmite nenhuma mensagem que possibilite o entendimento sobre determinada situação. Os dados podem ser considerados a unidade básica da informação. Sem dados, não temos informações, pois estas são criadas a partir daqueles.
Exemplo: No relatório de vendas de uma empresa, foi obtido o dado de que ela realizou um total de vendas no período de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O que isso significa? Nada! Isso é só um dado, ele não diz que a empresa obteve lucro com esse montante de vendas ou não, não diz se o objetivo foi atingido ou não etc.
-informação:
É o resultado do processamento dos dados. Ou seja, os dados foram analisados e interpretados sob determinada ótica, e a partir dessa análise se torna possível qualificar esses dados. Em diversas profissões, vários processos são descritos como o a ser seguir: Entrada (dados) >> Processamento (análise dos dados) >> Saída (informação).Exemplo: Usando a situação do exemplo anterior, vamos transformar os dados sobre as vendas da empresa em informação. Imaginemos que e meta de vendas da empresa fosse de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), e com esse total de vendas ela poderia pagar suas contas, funcionários etc.
Fazendo o processamento dos dados, obtemos a informação de que a empresa não obteve o volume de vendas necessário à manutenção de suas atividades.
2-coleta de dados
1. Observação quando usada como procedimento científico.
•serve a um objetivo formulado de pesquisa;
•é sistematicamente planejada;
•é sistematicamente registrada a proposições mais gerais;
•é submetida a verificação e controles de validade e precisão. Vantagem: os fatos são percebidos diretamente, sem qualquer intermediação. Desvantagem: a presença do pesquisador pode provocar alterações no comportamento dos observados. Tipos de observação: simples, participante, sistemática.
2.Entrevista
•formulação de perguntas ao investigado, forma de