Microeconomia
Na política econômica concilia- se os efeitos conflitantes entre as próprias variáveis para se ter ESTABILIDADE, porém há fatores políticos e sociais que interferem nestas decisões. Dentro desse processo o que se busca é a garantia de empregos para a população ativa, manter a estabilidade dos preços e o equilíbrio do relacionamento com exterior. Para alcançar estes objetivos é necessário utilizar instrumentos e divisões que compõem a política sendo eles conjuntos específicos como:
Política Fiscal: É composta pelos tributos, incentivos fiscais, subsídios e gastos públicos.
Política Monetária: É o controle da quantidade de moeda em circulação e controle da taxa de juros a manter.
Política de Comercio Externo: É a definição da relação estabelecida com o exterior, através do controle da taxa de cambio e os mecanismos tributários o governo incentiva ou impede a importação e a exportação de bens e serviços.
Políticas Setoriais: é a forma que o governo trata os diversos setores produtivos da economia, dessa forma eles traçam metas e os impostos a serem aplicados nos setores agrícolas, automobilístico, industrial e serviços, entre outros.
Política de Rendas: É a forma que o governo interfere na apropriação da renda e das oportunidades entre os indivíduos de uma sociedade, favorecendo o consumo para as classes de renda mais baixas, estabilidade nos preços, oportunidade de emprego, ganhos reais de salários e acesso aos bens sociais básicos todos estes compõem o conjunto de atividades que reflete na política de rendas do governo.
Todas essas políticas influenciam ativamente o conjunto de teorias que compõem o estudo da economia que é o reflexo de observações e análises das experiências e comportamentos diários das variáveis