microeconomia
Para rendimentos decrescentes posso usar como exemplo minha própria situação. Na empresa onde trabalho que é voltada para o ramo de estética, minha chefe contratou mais uma funcionária com o intuito de aumentar o lucro do salão. Ao passo que cada funcionário trabalha com seu próprio material para atender as clientes, a nova funcionária não possui material para fazer as escovas das clientes, portanto ela tem que esperar que alguém desocupe o secador para poder fazer o seu serviço, contudo o produto total da empresa aumenta mais não o suficiente como era esperado pela proprietária.
Utilidade decrescente
Ao comer a primeira fatia de um bolo de chocolate, sente-se um desejo de comer a segunda fatia, ao comer a segunda fatia ainda sente-se a vontade de comer a terceira, ao comer a terceira fatia já não é mais aquela mesma vontade de comer como da primeira vez, ocasionando uma rejeita a fatia de bolo. Pois o quanto mais se come o bolo menor é o desejo sentido ao comer as fatias seguintes.
Elasticidade - preço da demanda
A elasticidade-preço da demanda serve para medir a sensibilidade dos consumidores em relação a variações nos preços.
Quando houver o aumento do preço de um bem e este bem não tiver algo que o substitua à demanda será inelástica, como é o caso do creme dental que mesmo com o aumento de preço os consumidores não deixarão de comprá-lo, pois é um bem extremamente necessário para higiene pessoal e insubstituível.
Em relação à demanda elástica o aumento do preço dos bens não influencia na compra dos consumidores, pois estes têm opção de escolher por outro produto que possa substituí-lo. Se uma consumidora que pratica atividades físicas vai à loja para comprar uma bermuda de suplex, e o preço da bermuda está muito elevado ela então vai sentir uma sensibilidade em relação ao preço e vai optar por uma bermuda com um valor mais baixo comprando então uma bermuda de lycra, que vai fazer o mesmo efeito e vai pagar bem mais barato.