microeconomia
“ Um exemplo clássico de monopólio que decorre da posse de um recurso-chave é o da DeBeers , a empresa de diamantes da África do Sul. A DeBeers controla cerca de 80% da produção mundial de diamantes. Embora a participação de mercado da empresa não seja de 100%, é suficientemente grande para exercer substancial controle sobre o preço de mercado dos diamantes.
Quanto poder de mercado detém a DeBeers? A resposta depende da existência de substitutos para o seu produto. Se as pessoas consideram que esmeraldas, safiras, rubis são bons substitutos para os diamantes, então a DeBeers detém relativamente pouco poder de mercado. Nesse casso qualquer tentativa da empresa em aumentar o preço de mercado dos diamantes levaria as pessoas a procurar outras pedras preciosas. Mas se as pessoas consideram essas outras gemas como muito diferentes dos diamantes, então a DeBeers pode exercer substancial influencia sobre o preço de mercado de seu produto.
A DeBeers paga altas somas para fazer publicidade. À primeira vista esta decisão pode parecer surpreendente. Se um monopólio é o único fornecedor de seu produto, então para que precisa anunciar? Um dos objetivos da DeBeers é diferenciar os diamantes das outras pedras preciosas na mente dos consumidores. Quando seu slogan nos diz: “um diamante é para sempre” somos levados a pensar que o mesmo não se aplica às esmeraldas, rubis e safiras. Se os anúncios são bem–sucedidos, os consumidores verão os diamantes como sendo únicos, em lugar de considerá-los mais uma pedra preciosa e essa percepção dará à DeBeers um grande poder de mercado.”
Fonte: Livro Introdução a Economia - Cap. 15 Autor MANKIW
Quando efetuamos um estudo de caso nosso objetivo é apurar:
1 – identificar o problema;
2 – estabelecer um plano de ação;
3 – definir a tomada de decisão.