Microeconomia
A CONCORRÊNCIA PERFEITA
A concorrência perfeita é uma representação idealizada dos mercados de bens e serviços, nesse mercado, a oferta e demanda determinam os preços.
Um mercado de concorrência perfeita é aquele no qual existem muitos compradores e muita concorrência, na qual nenhum desses dois influenciam o preço da mercadoria.
Para que o processo ocorra de forma correta foram criadas quatro condições:
- Existência de elevado número de ofertantes e demandantes: decisão individual deles nao exercera influencia considerável sobre o mercado global.
- Homogeneidade do produto: nao existe diferença de certo produto de ofertante comparando com os demais.
- Transparência de mercado: obrigatório que todos os participantes tenham conhecimento de condições gerais do mercado.
- Liberdade de entrada e saída de empresas: qualquer empresa participante do mercado pode entrar e sair do mercado competitivo.
Ainda que as restrições sejam muito rígidas, a concorrência perfeita é usada em certos produtos agropecuários e muitos mercados se aproximam desse modelo.
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS E CONCORRENCIA PERFEITA
A oferta e demanda do produto determinam o preço de equilíbrio, e com base nesse preço, todas as empresas aceitam e decidem que quantidade irão produzir. OS LUCROS E A CONCORRÊNCIA PERFEITA
Mesmo que o preço que determina o equilíbrio de um mercado concorrencial nao dará o mesmo lucro a todas as empresas, pois suas instalações fixas serão diferentes, de forma que os lucros e custos também serão. Com isso, quando as empresas verem que seus lucros são inferiores aos de uma determinada empresa começaram a procurar recursos ou métodos para se equiparar a empresa que obtém mais lucros, sendo assim, uma concorrência perfeita.
A CONCORRÊNCIA PERFEITA E A EFICIÊNCIA ECONÔMICA
A empresas que querem obter maiores lucros devem sempre recorrer ao máximo a tecnologia, pois assim produzira de forma mais eficiente e aproveitara melhor os