microeconomia e macroeconomia
É também a ciência social que estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação.
Pode representar, em sentido lato, a situação econômica de um país ou região, a sua situação conjuntural (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.
A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).
A inflação. ("A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."). Podemos perceber o quanto esta é notável através das reportagens que são exibidas nos noticiários. Por exemplo, (Inflação se desacelerou em grandes países emergentes como o Brasil, de 6,3% em julho para 6,1% em agosto, China, de 2,7% para 2,6%, e Índia, de 10,8% para 10,7%. Se os níveis de inflação se mantiverem em baixa nos próximos meses, as autoridades monetárias de grandes economias deverão ficar mais à vontade para assegurar a investidores, empresas e famílias que não terão pressa de retirar as medidas de estímulos que estão em vigor desde a crise financeira de 2008).Sendo assim, inflação “zero” não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia,