Microeconomia e Macroeconomia
1264 palavras
6 páginas
INTRODUÇÃO A macroeconomia para exercer sua análise exige um instrumental estatístico bastante complexo que países subdesenvolvidos podem oferecer. Este caso supõe como dadas certas condições que se apresentam como metas longínquas para muitas sociedades subdesenvolvidas: um grande estoque de capital, força de trabalho especializado, mercados financeiros eficientes etc. Essas condições impuseram um relativo atraso à elaboração de modelos macroeconômicos em países com as características do Brasil – que a partir de1956 dispôs de dados estatísticos mais precisos, elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que só em 1964 começou a construir modelos macroeconômicos. Microeconomia tradicional sub-ramo da teoria econômica que estuda, analisa, teoriza, constrói o comportamento dos agentes econômicos individuais ( consumidores, produtores, empresários, trabalhadores, donos proprietários dos recursos ). O outro componente tradicional da teoria das chamadas ciências econômicas é a macroeconomia. Aqui vale lembrar como uma doutrina é um corpo de idéias a ser transmitido ou ensinado.
DESENVOLVIMENTO
Ao contrário, teoria é uma doutrina muito especial: é um sistema dedutivo, ou seja, um corpo de idéias organizado logicamente. Mais precisamente, uma teoria é um conjunto de preposições, todas referentes a um dado assunto. A microeconomia como toda a teoria econômica, se quer passar de doutrina e assumir o status teoria, tem que se organizar de forma lógica e, se aspira ser a teoria científica, Ter suas proposições verificadas empiricamente. Sem dúvida para tal papel verificador é fundamental o emprego da econometria.
“A teoria do preço, ou microeconomia trata da atividade econômica de unidades econômicas individuais, tais como consumidores, proprietários de recursos e firmas comerciais..