Microeconomia - pasta de artigos
Empresas como Nestlé, Bauducco, Vivo, Claro, Trident e Estrela reforçam investimento nas regiões e customizam produtos e ofertas para consumidores locais.
Resumo
Os mercados do Sul e Sudeste estão cada vez mais disputados, com isso empresas estão buscando outras regiões que estão em expansão do potencial de consumo.
A principal região escolhida foi o Nordeste, por causa do crescimento econômico da região.
A Nestlé foi uma das primeiras a investir em ações de marketing para os consumidores nordestinos. Que teve como resultado o aumento da média de crescimento nacional, que motivou a empresa a construir um centro de distribuição em Feira de Santana, na Bahia.
A Estrela adotou uma estratégia semelhante, construiu uma fábrica no município de Ribeirópolis, em Sergipe.
A Leader que já possui quatro unidades em Salvador quer aumentar a distribuição no Nordeste.
A PepsiCo investiu em logística para atender o Nordeste, e pretende inaugurar a terceira fábrica em Feira de Santana.
Franquias também estão expandindo para outras regiões. É o caso da rede norte-americana de frozen yogurt Tutti Frutti que inaugurará duas unidades em Recife.
Essas marcas foram adequando os produtos para atender a demanda do público nordestino. E estão se aproximando com os consumidores, distribuindo brindes, amostras grátis, promovendo concursos culturais e patrocinando eventos esportivos e culturais.
A pesquisa de mercado é outro modo que tem sido usado pelas marcas para conhecer as características dos nordestinos, como a religiosidade e a festividade.
Chegou a hora de a Bauducco procurar um sócio
Familiar e fechada, a Bauducco é vista como uma joia no setor de alimentos. A empresa pode valer entre 2,4 e 3 bilhões de reais
Resumo
O mercado brasileiro está entrando em uma nova fase. Empresas tradicionalmente familiar estão tendo que decidir entre vender ou se transformar para sobreviver no novo cenário, que está cada vez mais