Microeconomia (demanda)
As vendas de BlackBerry em baixa nos Estados Unidos e algumas lojas afirmam que nenhum consumidor vai atrás de um dispositivo há mais de um mês. Sendo assim as lojas estão preferindo manter seus estoques em baixa, por não acreditar que isso irá mudar.
As afirmações do analista James Faucette, da Pacific Crest, são:
"As vendas de BlackBerry ficaram quase iguais em agosto em relação a julho, no entanto, detectamos que existem menos aparelhos em estoque em relação ao mês anterior”; "Uma quantidade considerável de lojas não vende nenhum BlackBerry há mais de um mês" As vendas cada vez menores dos BlackBerry não são novidade - a empresa registrou prejuízo de US$ 518 milhões no segundo trimestre deste ano. Essa demora da empresa para tentar mudar a situação assusta analista. Segundo o site teleco.com.br no 2º trimestre de 2012 entraram 153,9 milhões smartphones no mundo, um aumento de 42,1% em relação a mesmo período de 2011. A Samsung deteve 32,6% da quota de mercado seguida por Apple (16,6%), Nokia (6,6%), HTC (5,7%), ZTE (5,2%), RIM (5,1%) e Outras (27,9%). A RIM Vendeu cerca de 7,8 milhões de smartphones no 2T. 2012, uma queda de 43,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, e foi ultrapassada por HTC e ZTE.
Explicando o comportamento de demanda e oferta: Como podemos analisar nessa notícia, o produto esta com baixa demanda no mercado, ou seja, poucas pessoas querendo comprar o smartphone da RIM. Com essa baixa demanda, também há uma queda na oferta de mercado, pois não há a necessidade das operadoras colocarem o produto a venda nas lojas sem estar havendo nenhuma saída do mesmo. Com base nessa noticia e como diz os analistas futuramente a tendência é de que haja frequente diminuição na busca por aparelhos, mantendo desta forma a queda na demanda, fazendo assim com que a oferta desse mesmo produto se mantenha em declive. A (RIM) Blackberry aposta em