Microeconomia conceitos
Abstracção - necessidade de se ignorarem vários detalhes, de forma a nos concentrarmos nos elementos fundamentais de um problema. O grau de abstracção depende do objectivo de análise.
Teoria - simplificação deliberada das relações (abstracção), cujo propósito é explicar com essas relações funcionam.
Nota: Teoria é diferente da prática política.
Modelo Económico - simplificação, a escala reduzida, de um aspecto da economia. É expresso, na maior parte das vezes, por equações, gráficos, ou palavras.
Recursos - instrumentos providenciados pela natureza ou pelo homem que são usados para a produção de bens ou de serviços. Podemos encontrar recursos naturais (solo, água, minerais), trabalho, que é escasso (o dia tem 24h e as qualificações são limitadas), e as fábricas e maquinaria, realizados pelas pessoas. São os factores de produção tradicionais: terra, trabalho e capital.
Escassez e Escolha - um recurso é escasso quando a procura, a um preço zero, excede a oferta disponível. Isto quer dizer que a humanidade pode alcançar menos do que aquilo que desejaria. Existe, assim, permanentemente, a necessidade de escolha. Escolha essa, entre um conjunto limitado de possibilidades, com a certeza, porém, que a decisão de possuir mais de uma coisa implica possuir menos de outra.
Decisão Racional - decisão que melhor serve os objectivos do decisor, que pode ser um consumidor, uma empresa ou o governo. É uma decisão que analisa os custos e os benefícios de cada decisão.
Maximização da Utilidade - valor e satisfação que se obtém quando o consumidor decide. A utilidade pode ser definida como a quantidade de “prazer” ou divertimento que se consegue obter com o consumo de algo. Economicamente, podemos defini-la como ao preço que se está disposto a pagar por um bem ou serviço.
Maximização do Lucro - maximizar os lucros significa manter os custos tão baixos quanto possíveis e as receitas tão elevadas quanto possível. Quererão cobrar um preço que seja alta de