MICROECONOMIA APLICADA
SETOR TURISTICO
O turismo é um ramo de atividade pouco sensível a variações na oferta e demanda. Isso se explica por sua inelasticidade preço da oferta. O mercado turístico é de concorrência oligopolista com muitas empresas ofertando serviços e produtos similares.
Quanto maior a variação dos preços menor a quantidade demandada e vice e versa. Quanto maior a quantidade demandada maior a elasticidade da oferta. O turismo depende de muitas variáveis, mas os demandantes não se baseiam somente em ofertas e estímulos para a atividade. Politicas econômicas baseadas em ações de estimulo a demanda não geram efeitos tão necessários a elasticidade da oferta.
SETOR BANCARIO
A microeconomia está presente na gestão empresarial do setor bancário, um dos mais rentáveis do mundo. Nesse mercado, o preço desempenha papel fundamental também, trazendo informações e incentivos aos demandantes (consumidores). Apesar der acreditar que nesse mercado oligopolista o que define o sucesso do negocio está mais ligado ao relacionamento do que a preços e produtos/serviços.
O que determina os preços (que no setor bancário se traduz muitas vezes em taxas de juros) é a oferta e procura por determinados produtos e serviços, ou por ações e intervenções governamentais, estimulando o consumo ou freando a economia quando necessário. Para isso, o Governo se utiliza de mecanismos de politica monetária, como redesconto, open Market (venda e compra de títulos públicos) e a mais conhecida e eficaz alteração na taxa básica de juros da economia SELIC. Todos esses mecanismos estão ligados aos movimentos de elasticidade da demanda, seja ela por credito ou investimentos entre outros bens e serviços.
Por exemplo, quando a taxa de juros é elevada a demanda por credito reduz, isto é, a curva da demanda se desloca para a esquerda. Quando ocorre o contrario, a taxa de juros é reduzidaa demanda por credito aumenta, isto é, a curva da demanda se desloca para a direita.
O setor