microeconimia
Unidade Curricular: Economia, Sociedade e Desenvolvimento
Docente: Timothy Leonard Koehnen
Discente: Mónica Freitas – 57780 monicafreitas95@gmail.com MICROECONOMIA
Introdução
Todos nós tomamos decisões económicas, de diferentes intensidades, no nosso dia-a-dia. Algumas de pouca importância para a sociedade mas outras bastante relevantes. Desta forma, a economia está associada à vida de cada um, sendo uma ciência que exige um conhecimento sistemático da realidade, uma vez que lida com factos que são essenciais à vida concreta das pessoas.
A microeconomia é considerada a base da moderna teoria económica, estudando as suas relações fundamentais, ou seja, resume-se ao estudo de como as famílias interagem em mercados específicos. É um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção, estabelecendo critérios e teorias para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais. Em suma, o que influencia a nossa escolha no mercado?
1.Como produzir? Uma das questões mais importantes da Economia diz respeito à produção, seja esta de bens materiais ou de serviços. Uma empresa procura melhorar o seu processo produtivo de modo a ampliar a sua capacidade de produção e ganhar espaço no mercado.
Baseada na teoria da produção, a empresa tenta, inicialmente, maximizar a sua produção, de modo a evitar desperdício acarretando a combinação técnica de diferentes fatores de elaboração em busca da fabricação de determinada quantidade de bens.
2.O que produzir?
No mundo empresarial, o grande objetivo caracteriza-se por maximizar os seus lucros, tornando-se um mercado monopolista e sem concorrência. Para que tal suceda, é necessário ter em consideração o preço desses bens e os gostos dos consumidores utilizando produtos de qualidade a baixos custos de modo a que a produção e venda aumentem. Através da teoria dos custos ou teoria da firma, os empreendedores estudam estruturas de