microearofilos

2170 palavras 9 páginas
Bactérias Ambientes. são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais, tais como constituição do solo, ar, água, plantas, animais, corpo humano, alimentos e esgoto.
A temperatura: pode ter efeitos positivos ou negativos sobre o crescimento de uma população bacteriana. À medida que a temperatura se aproxima de um valor ótimo, a taxa de crescimento aumenta rapidamente porque a cinética de reação das enzimas das células da população aumenta de modo diretamente proporcional; as reações químicas tendem a ocorrer mais rapidamente com aumento da taxa de divisões celulares. Por temperatura ótima de crescimento entende-se aquela em que as células dividem-se mais rapidamente, ou seja, apresentam um tempo de geração mais curto. Quanto à temperatura de crescimento, as bactérias foram agrupadas em quatro categorias: mesófilas, psicrófilas obrigatórias, psicrófilas facultativas e termófilas.
Bactérias mesófilas apresentam crescimento ótimo em temperaturas variando entre 25ºC e 40ºC, ou seja, a faixa de temperatura mais comum na superfície da Terra e nos organismos animais.
A maioria dos patógenos humanos apresenta crescimento ótimo em temperaturas próximas de 37°C. Bactérias termodúricas, tais como Bacillus cereus, Clostridium botulinum e Listeria monocytogenes, geralmente vivem como mesófilas, mas podem suportar temperaturas elevadas por curtos períodos de tempo.
Bactérias psicrófilas obrigatórias
Bactérias psicrófilas obrigatórias requerem baixas temperaturas para seu crescimento; o crescimento ótimo se dá abaixo de 15ºC. Algumas espécies marinhas toleram temperaturas negativas uma vez que a água do mar permanece líquida em temperaturas abaixo de 0°C. Tais organismos morrem quando expostos à temperatura ambiente. Sua adaptação a baixas temperaturas é devido ao alto conteúdo de ácidos graxos insaturados em suas membranas.
Bactérias psicrófilas facultativas
Bactérias psicrófilas facultativas ou psicrotróficas apresentam crescimento ótimo em temperaturas

Relacionados