Microdrenagem Urbana
ELEMENTOS DE MICRO-DRENAGEM URBANA
Os elementos principais da micro-drenagem são os meio-fios, as sarjetas, as bocas-delobo,os poços de visita, as galerias, os condutos forçados, as estações de bombeamento e os sarjetões,
Meio-fio São constituidos de blocos de concreto ou de pedra, situados entre a viapública e o passeio, com sua face superior nivelada com o passeio, formando umafaixa paralela ao eixo da via pública.
Sarjetas. São as faixas formadas pelo limite da via pública com os meio-fios,formando uma calha que coleta as águas pluviais oriundas da rua.
Bocas-de-lobo. São dispositivos de captação das águas das sarjetas.
Poços de visita. São dispositivos colocados em pontos convenientes do sistema, para permitir sua manutenção.
Galerias. São as canalizações públicas destinadas a escoar as águas pluviais oriundas das ligações privadas e das bocas-de-lobo.
Condutos forçados e estações de bombeamento. Quando não há condições de escoamento por gravidade para a retirada da água de um canal de drenagem para um outro, recorre-se aos condutos forçados e às estações de bombeamento.
Sarjetões. São formados pela própria pavimentação nos cruzamentos das vias públicas, formando calhas que servem para orientar o fluxo das águas que escoam pelas sarjetas.
Existem varios tipos de sistema de drenagem que vão desde localização estratégicas para colaborarem com o sistema de drenagem começando pela micro drenagem temos a sarjetas(figura 1) e sargentões típico de paralelepípedos (figura 2) que canaliza a água pluvial ate a bueiro (figura 3) que tem a função de mandar água ate as galerias com dimensionamento superior a 4,5 metros quadrados o qual e denominado de macro drenagem.
Figura 1 - Modelo de sarjeta Fonte DAEE/CETESB (1980)-
Figura 2 - Sarjetão típico em paralelepípedos Fonte DAEE/CETESB (1980)-
Figura 3 – Bueiro( boca de lobo) Fonte DAEE/CETESB (1980)-
Poços de Visita
Além de proporcionar acesso aos condutos para sua manutenção, os poços de