Microcontroladores
NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
MICROCONTROLADORES
GUSTAVO ANDRADE
JUVENTINO CAMARGOS
MAGNUS CHAVES
RAUL OTAVIANO
ITAÚNA – JUNHO/2015
Introdução
Se há alguns anos atrás os computadores ocupavam alguns andares de algum edifício e possuíam funções mínimas como subtração, soma, divisão e multiplicação, hoje, os microcontroladores ocupam cada vez menos espaço e agregam mais funcionalidades ao seu processo, seja ela uma simples troca do canal da TV, a até mesmo o controle de aeronaves e robôs programados com microcontroladores.
Microcontroladores
Os microcontroladores (MCUs) são dispositivos eletrônicos programáveis, utilizados geralmente embutidos em algum produto comercializado, o qual pode ser um celular, uma impressora, um micro-ondas, automóveis e praticamente tudo que está à nossa volta.
Estão sendo muito utilizados principalmente por possuírem um baixo custo e também por agregarem conforto e facilidade ao cotidiano do ser humano.
Na maioria dos casos um usuário nem imagina que exista um microcontrolador por trás de algum produto que está utilizando, mas, se um forno de micro-ondas possui um LED ou visor LCD e teclado, ele contém um microcontrolador. Os automóveis mais modernos contêm ao menos um microcontrolador (e podem ter até 6 ou 7), onde o motor é controlado por um microcontrolador, bem como os freios antitravamento, o controle de velocidade de viagem, o sistema de injeção, e vários outros itens. Sistemas que utilizam controle remoto necessitam na maioria dos casos de um microcontrolador, além das máquinas de lavar, câmeras digitais, telefones celulares, filmadoras, impressoras a laser, refrigeradores, TVs, ou seja, basicamente qualquer produto ou dispositivo que interaja com o usuário possui um microcontrolador interno.
Se há alguns anos os eletrodomésticos eram mais caros e com poucas funções, hoje, estão mais baratos graças ao pequeno tamanho e o preço mais acessível dos microcontroladores, que