Microcontroladores
Ruan Carlos Soares de Paiva
Graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Piauí paivaruan@gmail.com Resumo - A prática realizada foi desenvolvida com o objetivo de familiarizar-se com as instruções em linguagem C para o microcontrolador PIC16F877A. Juntamente a isso, simulou-se alguns módulos do uC em questão, com um destaque maior para o CCP, analisando suas configurações e funcionalidades.
Abstract - The practice held was developed with the aim of familiarizing yourself with the instructions in C language for microcontroller PIC16F877A. Along with this, some modules was simulated uC in question, with a greater emphasis to the CCP, analyzing its settings and features.
INTRODUção
O módulo CCP(Capture/Compare/PWM ) é um periférico que permite, ao programador, controlar e medir diversos eventos. O PIC 16F877A tem dois destes módulos: CCP1 e CCP2. O modo de captura permite medir a duração de tempo durante um evento. Este circuito monitora o estado do TIMER1, que muda constantemente de valor. Este modo possui dois registros, CCPR1H e CCPR1L, que copia os valores do TIMER1(registros TMR1H e TMR1L).
O modo de comparação por sua vez compara valores entre os registros do TIMER1e CCPR. Também permite ao programador gerar um sinal quando um determinado tempo já se expirou. Quando os valores coincidem, o estado lógico do pino CCP1 é alterado, a flag CCP1IF é setada e não é gerada uma interrupção.
Por fim o modo PWM permite romper uma tensão contínua em pulsos que podem ser alterados de acordo com a necessidade do usuário. Um sinal de PWM não é mais que uma sequência de pulsos, com largura variável. Para uma determinada frequência (número de pulsos por segundo), há um número limitado de combinações de larguras de impulso. Este número é chamado de resolução, e medido em bits. Por exemplo, uma resolução de 10 bits, resulta em 1024 larguras de impulso, onde uma resolução de 8 bits,