Microcontroladores - Memórias
ALISSON FERNANDES DE PAULA
MICROCONTROLADORES
MEMÓRIAS
UBERLÂNDIA, MG
2013
ALISSON FERNANDES DE PAULA
MICROCONTROLADORES
MEMÓRIAS
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte das exigências a conclusão da disciplina Arquitetura e Organização de Computadores, do curso de Engenharia da Computação.
Orientador: Ketty Rosa de Barros.
UBERLÂNDIA, MG
2013
LISTA DE FIGURAS
Sumário
1. Introdução
Na computação, memórias são todos os dispositivos que permitem o computador guardar dados seja por um instante de tempo ou armazenamento permanente.
A arquitetura de Von Neumann e suas derivações, são baseadas no uso de memória, que traz o conceito de computador digital binário com programa armazenado.
A unidade básica ou mais simples de memória é o bit ou dígito binário, onde um bit contém 0 ou 1.
A memória é uma sequência de células e como estão ordenadas, atribui-se a cada célula um número correspondente à sua posição, contando a partir do zero, esse número é chamado de endereço de memória. Uma célula armazena um único valor, que pode ser um número ou um caractere, se for necessário muitos dígitos é utilizado mais de uma célula consecutivas da memória.
2. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de memórias computacionais, quais as principais diferenças e utilizações, e mostrar as memórias de microcontroladores.
3. Tipos de memórias
As memórias computacionais são classificadas em dois tipos principais: memória principal e memória secundária.
Figura : Classificação de memórias computacionais
3.1. Memória principal
É a memória que o processador endereça diretamente, com a função de conter a informação necessária para o processador num determinado momento, que pode ser, por exemplo, os programas que estão em execução.
Essa categoria possui duas