Microbiologia
Na natureza encontramos várias espécies de microrganismos (bactérias, fungos, algas e protozoários) convivendo no mesmo ambiente. Para estudar as propriedades de um determinado microrganismo em particular, deve-se primeiramente isolá-lo em cultura pura. Para isolá-lo foi utilizada a técnica de esgotamento, em seguida para um melhor detalhamento e/ou estudo (morfologia, gram-negativas ou gram-positivas, etc.) de tal bactéria desprovemos da técnica de coloração de gram.
Materiais e Reagentes (técnica de esgotamento):
1 Placa de Petri contaminada por bactérias
1 Placa de Petri
Bico de Bunsen
Alça de Platina
Ágar Sangue
Procedimento (técnica de esgotamento):
Primeiro flamba a alça de platina, logo em seguida coleta as bactérias com a alça e com movimentos leves em ziguezague, coloca na placa de petri contendo o meio de cultura, (o meio de cultura é uma substância líquida ou gelificada, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação dos microorganismos, com efeito, de oferecer condições o mais próximas possível das condições naturais de tal), nesse caso o meio de cultura utiliza foi o Ágar Sangue.
Figura 1: Técnica de esgotamento
Resultados e Discussão
A placa que foi contaminada continha regiões esbranquiçadas, sem hemólise, e tipo irregular. Para um melhor conhecimento ou estudo da bactéria, é necessário ser feito à técnica da coloração de gram.
Materiais e Reagentes (técnica de coloração de gram):
Bico de Bulsen,
Alça de Platina
Placa de Petri
Microscópio Ótico
Lamina
Lamínula álcool-acetona Cristal Violeta
Lugol
Fucsina
Água
Procedimento (técnica de coloração de gram):
Preparo do esfregaço Suspender uma pequena porção da amostra bacteriana a ser corada em uma gota de água ou solução salina 0,85%, sobre uma lâmina de microscópio,