Microbiologia
SUPERIOR EM NUTRIÇÃO
DETERIORAÇÃO MICROBIANA EM ALIMENTOS
SOROCABA
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
SUPERIOR EM NUTRIÇÃO
NOME: VALQUIRIA VIEIRA DE ASSIS RA: B44HFH-3 NOME: ANA PAULA GRANDO RA: B559IJ7
DETERIORAÇÃO MICROBIANA EM ALIMENTOS
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Microbiologia, Prof.ª Denise Gonçalves, 3º semestre do Curso de Nutrição da Universidade Paulista – UNIP.
SOROCABA
2013
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. OBJETIVO 5 3. MATERIAIS 6 4. PROCEDIMENTOS 7 5. RESULTADOS 9 6. DISCUSSÃO 10 7. CONCLUSÃO 11 8. BIBLIOGRÁFIA 12
1. INTRODUÇÃO
Os microrganismos podem desempenhar papeis muito importantes nos alimentos, sendo possível classifica-los em 3 grupos, dependendo do tipo de interação existente entre microrganismo e alimento.
Microrganismos que alteram os alimentos – os microrganismos nos alimentos são causadores de alterações químicas prejudiciais, resultando na “deterioração microbiana”. A deterioração resulta em alterações de cor, odor, sabor, textura e aspecto do alimento.
Microrganismos causadores de doenças – os microrganismos nos alimentos podem apresentar risco à saúde “MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS”, podendo afetar tanto o homem como os animais. As características das doenças que esses microrganismos causam dependem de uma serie de fatores inerentes ao alimento, ao microrganismo em questão e ao individuo a ser afetado. Os microrganismos patogênicos podem chegar ao alimento por varias vias, sempre refletindo condições precárias de higiene durante a produção, armazenamento, distribuição ou manuseio em nível doméstico.
Microrganismos que causam alterações benéficas ao alimento – há microrganismos que modifica as características originais do alimento de forma a transforma-lo em um novo alimento. Esse processo é chamado de FERMENTAÇÃO. Neste grupo estão todos os microrganismos utilizados na