Microbiologia
Profa. Daniela Vanessa
Profa. Ana Rita
Responda as perguntas todo o material deverá ser entregue ao professor no dia da prova que será agendada, conforme sugestões de vocês.
1. Quais as semelhanças e diferenças existentes entre a célula fúngica, célula animal e célula procariótica (material genético, membrana plasmática, etc)?
2. De que forma a presença ou ausência de septos e uma parede celular mais organizada nas hifas pode influenciar e/ou determinar a ecologia dos diversos grupos de fungos?
3. Por que existem poucas drogas antifúngicas para uso clínico?
4. Descreva resumidamente como pode ser feito o diagnóstico micológico (a) direto, (b) por cultivo, (c) histopatologia, e (d) por métodos moleculares.
5. Em que circunstâncias alguns agentes etiológicos de micoses superficiais podem causar quadros de infecções sistêmicas?
6. Faça uma lista, a mais ampla completa possível, das características que os fungos
Blastomyces dermatitidis, Coccidioides immitis, Histoplasma capsulatum e
Paracoccidioides brasiliensis apresentam em comum.
7. Em relação à paracoccidioidomicose, faça uma descrição (esquema e desenho) das características micológicas do seu agente etiológico, aspectos ecológicos e epidemiológicos, manifestações patogênicas e três métodos de diagnóstico.
8. Por que o exame microscópico direto é pouquíssimo eficiente para o diagnóstico micológico da histoplasmose?
9. Por que as micoses oportunistas vêm aumentando nos últimos anos, na mesma proporção em que a medicina como um todo evolui?
10. Faça uma tabela, a mais completa possível, contendo as principais micoses oportunistas, seus agentes etiológicos, respectivas características micológicas, ecológicas, formas de infecção, fatores predisponentes do hospedeiro, manifestações patogênicas, métodos de diagnóstico e possíveis estratégias de prevenção.
Bom trabalho.