microbiologia
MITOSE
A mitose é o tipo de divisão celular que ocorre desde a formação do embrião, até a morte do organismo, originando duas células filhas idênticas à célula mãe. À partir da fecundação (óvulo e espermatozoide) nunca mais nossas células param de realizar mitoses. A importância da mitose é que ela proporciona o crescimento e desenvolvimento de nosso organismo, e também atua repondo as células perdidas. As células sanguíneas (hemáceas ou eritrócitos) são respostas a cada 90-120 dias, graças à divisão celular do tipo mitose.
A mitose se inicia à partir de uma célula 2n, também chamada de célula diplóide. Ou seja, ela se inicia à partir de uma célula que possui o número total de cromossomos da espécie, no nosso caso, possuímos 46 cromossomos (23 herdados do pai e 23 da mãe). Em seguida, ocorre o período da intérfase, que antecede a divisão celular propriamente dita, período este em que o material genético é duplicado.
O processo de mitose é contínuo, porém, para podermos entender melhor, dividimos este processo em:
Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase
Basicamente, na prófase inicia a "desorganização" do material genético, onde a cromatina começa a se espiralizar, transformando-se em um cromossomo (com duas cromátides-irmãs). Em seguida, o nucléolo desaparece, a carioteca se rompe, e os centríolos migram para os pólos da célula.
DA METÁFASE À TELÓFASE
Após a prófase, temos as outras fases da mitose. Na Metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos passam a ficar no centro da célula, no chamado plano equatorial, presos às fibras do fuso. Na Anáfase, de acordo com o encurtamento das fibras do fuso, as cromátides-irmãs migram para pólos opostos da célula. Por fim, na Telófase, as células-filhas 2n (diplóides) são formadas, idênticas à célula-mãe, que deu