microbiologia
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA BÁSICA
DOCENTE: JULIANA MUNDURUCA TURMA: 3003
RELATÓRIO DE PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA
AVALIAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
ALUNAS:
Aracaju, 09 de Junho de 2014
1. Introdução
Como grande ícone do processamento tecnológico, conservação é a arte que consiste em manter o alimento o mais estável possível, mesmo em condições nas quais isso não seria viável. Quando falamos em conservar os alimentos precisamos pensar em três características, são elas: físicas> causada por metais, pedaços de madeira, cabelos, areia, e outros produtos que podem cair nos alimentos; químicas> causada por plantas tóxicas, os metais pesados, presentes ou lançados no ambiente, e os resíduos de pesticidas usados nas práticas agropecuárias. Além dos antibióticos e substâncias hormonais utilizados largamente nas criações de animais e biológicas> - Macro biológica: causada por moscas, caramujos, pulgões, lesmas; Microbiológica: causada por parasitas, vírus, fungos e bactérias Assim, dizemos que conservar é manter as características do alimento estáveis, por isso, é importante ressaltar que o alimento a ser conservado precisa chegar à etapa de conservação com boa qualidade, uma vez que o processo de conservação não reverte o quadro de deterioração já iniciado, podendo apenas retardá-lo.
2. Objetivo
Observar os processos que evitam as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por microorganismos que, para além de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afectam a saúde dos consumidores, mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos.
No experimento realizado ira mostrar qual técnica será mais eficaz para evitar proliferação de micro-organismos no alimento. Sendo assim será que todas as técnicas utilizadas foram eficazes para prolongar a