Microbiologia
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGA - CSTB
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MICROBIOLOGIA: TÉCNICA DE COLORAÇÃO GRAM, TÉNICA DE COLORAÇÃO ZIEHL-NEELSEN E COLIFORMES FECAIS.
TABATINGA 2012
GEDIEL SALES DE SOUZA
MICROBIOLOGIA: TÉCNICA DE COLORAÇÃO GRAM, TÉNICA DE COLORAÇÃO ZIEHL-NEELSEN E COLIFORMES FECAIS.
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial na disciplina Microbiologia, do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tabatinga.
ORIENTADOR: Professor Allan Pereira.
TABATINGA 2012
1. TÉCNICA DE COLORAÇÃO GRAM
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
Procedimentos da coloração de Gram
1. Em uma lâmina, contendo esfregaço seco, cubra-o pingando gotas de violeta-de-metila e deixe agir por 15 segundos; 2. Adicione água ao esfregaço, em cima do violeta-de-metila, cobrindo toda a lâmina. Deixe agir por mais 45 segundos; 3. Após o tempo corrido, escorra o corante e lave o esfregaço em um filete de água corrente. Cubra a lâmina com lugol ou Iodo de Gram e deixe por 60 segundos; 4. Escorra todo o lugol e lave em um filete