Microbiologia
CARY BLAIR
Microrganismos patogênicos exemplos: Staphylococcus aureus e outros sobrevivem bem neste meio;
A carência de uma fonte de nitrogênio impede consideravelmente a multiplicação de microrganismos e a composição nutritiva garante a sobrevivência deles;
Função:
Transporte e conseqüente conservação dos microrganismos;
MEIO STUART
A carência de uma fonte de nitrogênio impede consideravelmente a multiplicação de microorganismos e a composição nutritiva garante a sobrevivência deles.
Função:
Transporte de diversos materiais e conseqüente conservação dos microorganismos.
Conservação de microorganismos patogênicos como: Haemophilus spp., Pneumococcus,
Salmonella spp., Shigella spp. entre outros. Meios Sólidos Diferencial
MacConkey Agar: é um meio de cultura destinado ao crescimento de bactérias Gram negativas exemplos: Escherichia coli e Salmonella e indicar a fermentação de lactose.
As bactérias que não fermentam a lactose (Salmonella, Espécies Proteus e Shigella) não consegue utilizar a lactose, e utilizam a peptona. Isto forma amónia, que eleva o pH do ágar, levando à formação de colónias brancas/sem cor
Esse meio é essencial pois eu já irei saber se a bactéria é gram positiva ou não.
Ágar EMB Teague:
Para isolamento e diferenciação de bacilos entéricos e Enterobacteriaceae. Diferencia as bactérias capazes de fermentar a sacarose / lactose com correspondente absorção do corante eosina e azul metileno, pela presença deste componente em sua formulação, e esse meio poderá diferenciar microorganismos dentro de uma cultura mista.
Meios sólidos seletivo
Ágar Sangue Azida:
Para isolamento de cocos Gram positivos. Meio seletivo com base de ágar sangue que possui em sua formulação azida de sódio que inibe a maioria dos bacilos Gram negativos, por exemplo: Bartonella; Brucella; Campylobacter.
Ágar Chapman:
Para isolamento de Staphylococcus spp através da fermentação do manitol e produção de gelatinase pela