microbiologia
ANDRESSA SIEKLICKI
JÉSSICA DAIANE KWAPIS
RELATÓRIO DE
AULA PRÁTICA
UNIÃO DA VITÓRIA-PR
2013
ANDRESSA SIEKLICKI
JÉSSICA DAIANE KWAPIS
RELÁTORIO DE
AULA PRÁTICA
Relatório final sobre as aulas práticas de microbiologia em laboratório com intuito de obtenção de nota para a prova bimestral no curso de Farmácia III. Orientação: Prof: Silmara Brietzig Hennrich
UNIÃO DA VITÓRIA-PR 2013
IDENTIFICAÇÃO PRELIMINAR A identificação dos estreptococos e estafilococos é baseada na morfologia que apresentam em meios líquidos. Sendo o estreptococo uma cadeia normalmente longa e os estafilococos mostrando-se em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados.
Cocos:
Cocos são células bacterianas, esféricas não-perfeitas, e que não estão associadas entre si. Porém, estes cocos quando se associam, recebem outros nomes de acordo com o tipo de arranjo estrutural que compõem.
Staphylococcus : Os Estafilococos são cocos Gram positivos não esporulados que mais resistem no meio ambiente. Podem sobreviver por meses em amostras clínicas secas, são relativamente resistentes ao calor e podem tolerar uma concentração aumentada de sal.
Streptococcus:
O gênero Streptococcus, pertencente à família Streptococcaceae, tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia. Também são colorados gram-positivos, como os Staphylococcus. Normalmente estes organismos preferem ambientes oxigenados, porém se desenvolvem também em meio anaeróbio.
Bacilos:
Designação das bactérias de forma alongada e cilíndrica da família Bacilaceae. Muitos bacilos são móveis devido àpresença de um ou mais flagelos, cuja estrutura é completamente diferente dos flagelos das células eucarióticas. Muitosbacilos, quando as condições de vida são adversas, têm a