microbiologia
Na hora de produzir um alimento é necessário organizar todo o processo de higienização adotando critérios das boas práticas de fabricação dos alimentos. As práticas de higiene são imprescindíveis em qualquer atividade que envolva a produção de alimentos. Elas garantem a segurança alimentar. No caso da produção de pães, inclusive dos caseiros, você também precisa conhecer quais são essas recomendações. Prezar pela qualidade de um produto alimentício envolve preocupar-se também com as normas de higiene. (Silva, 2008) (Varela, 2008).
Por ser o responsável pelo manuseio dos alimentos durante os processos de manipulação dos mesmos, o homem é considerado a principal fonte de contaminação dos alimentos. Portanto, faz-se necessário que os manipuladores de alimentos tenham consciência da importância da prática de “higiene pessoal adequada” antes e durante o preparo dos alimentos, pois um simples contato das “mãos não higienizadas” com os alimentos poderá ser suficiente para que ocorra a transmissão de vários tipos de microrganismos aos mesmos. (Atheneu, 2005) (Artmed, 2008).
É preciso que se adotem os seguintes cuidados:
- Cuidados com cabelos: os cabelos deverão ser mantidos sempre limpos e penteados e, sempre, deverão estar protegidos por touca ou rede, para não caírem nos alimentos;
- Não utilizar adornos: durante o tempo em que estiver no trabalho, o manipulador de alimentos nunca deverá usar adornos como: anéis, alianças, pulseiras, brincos, outros. Essa medida visa evitar que alguns desses adornos venham, acidentalmente, cair nos alimentos ou entrar em contato com os mesmos, o que representaria risco de contaminação;
– Os utensílios devem ser lavados com detergente líquido e neutro, em quantidade suficiente para formar bastante espuma.
– Os recipientes de lixo devem ser pequenos, obrigando sua retirada várias vezes ao dia. (Germano, 2008) (Roca, 2007).
Paredes, teto, piso, portas, janelas e luminárias, são