MICROBIOLOGIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS TECNOLÓGICAS E DA NATUREZA - CECETEN
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROFESSORA ANA CARLA PINHEIRO
MICROBIOLOGIA
DE
COMPONENTES BIÓTICOS
E
ABIÓTICOS
ALUNA MARIA CATARINA THOMAZ AUGUSTO
MATRÍCULA 112138017
VASSOURAS/2013
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PREPARAÇÃO DE MEIO DE CULTURA
INTRODUÇÃO
Para o cultivo e identificação de microrganismos usam-se substâncias e soluções chamadas meios de cultura. Estes meios fornecem os princípios nutritivos indispensáveis ao seu crescimento. Um meio de cultura pode ser sólido, semi-sólido ou líquido, quanto à consistência. Enriquecedor, seletivo, diferenciador ou manutenção, quanto à função.
http://bacilosnasopa.files.wordpress.com/2012/07/preparo-de-meio-de-cultura.jpg
OBJETIVO
Preparar meio de cultura utilizado para o crescimento e cultivo de microrganismos.
MATERIAL
Água destilada, papel laminado, barbante, luva térmica, proveta, Erlenmeyer, Autoclave, balança de precisão e meio de cultura BHI- Agar.
MÉTODO
Para preparo do meio líquido utilizamos o meio de cultura BHI- Agar que é indicado para o cultivo de qualquer microrganismo, a bula do produto nos informou que se utiliza a dosagem de 37g para 1000 ml de Água destilada, portanto chegamos à conclusão que é necessário 3,7g para 100ml, calibramos a balança e pesamos o produto em papel laminado, enchemos a proveta com água destilada até a marca de 100ml, despejamos o produto do papel laminado para dentro do Erlenmeyer, vertemos a água da proveta logo em seguida lavando assim o papel laminado. Em seguida homogeneizamos de forma suave por alguns minutos, colocamos o Erlenmeyer no autoclave por alguns minutos com ele ainda aberto, depois tamponamos a boca do Erlenmeyer com alumínio e barbante e levamos novamente para o autoclave, o tempo de esterilização e de 15 minutos a uma temperatura de 121ºC. Depois de decorrido o tempo necessário foi retirada