microbiologia
CURSO DE BIOMEDICINA
4º PERÍODO
MARLON CHAVES DOS REIS
CAROLINE CAREN
DEANGLITH SANTANA
TÈCNICAS GERAIS DE SEMEADURA
PORTO VELHO/RO
2013
GILVANI DOS SANTOS DE SOUZA AQUIAR
MISSILENE DE SOUZA AQUIAR
TÈNICAS GERAIS DE SEMEADURA
Relatório referente à segunda aula prática realizada em laboratório no dia 19 de Agosto de 2013 com o grupo A, com o objetivo de conhecer as técnicas de semeadura utilizadas dentro do laboratório de Microbiologia, referente à disciplina de Microbiologia I do Curso de Biomedicina apresentado às Faculdades Integradas Aparício Carvalho, sob a orientação da Profª. Mscª. Jociana Brugnerotto de Almeida.
PORTO VELHO/RO
2013
1. Introdução Cultivo de microrganismos
Na maior parte das vezes, o estudo da morfologia, arranjo e a interpretação das propriedades de coloração são insuficientes para a identificação do agente bacteriano. Recorre-se então à cultura, para se conseguir um elevado número de microorganismos, para estudar as características culturais da bacteria como a capacidade de crescer em meio selectivo e o aspecto das colonias. Através da cultura em meios sólidos, pode-se também quantificar a presença bacteriana no material analisado (importante para diferenciar infecção de colonização em determinadas situações), obter colônias para a realização de testes de identificação, bem como obter inóculo para suspensão (em solução salina)para a realização de antibiograma.
Assim, para a realização de uma cultura bacteriana, precisamos de um inóculo e de um meio de cultura. O meio de cultura é uma substância líquida ou gelificada, simples ou complexa, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação dos