Microbiologia
CAMPUS TERESINA SUL
CURSO: TECNÓLOGO EM GASTRONOMIA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS (LABORATÓRIO)
PROFESSOR: JURANDY DO NASCIMENTO SILVA
ANÁLISE DA PRESENÇA DE MICRORGANISMOS NO AMBIENTE
GIL...
SUSANA OLIVEIRA
TIAGO MELO
YURI FRANÇA
TERESINA-PIAUÍ
30-05-2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado do experimento proposto pelo professor (graduação?) Jurandy Nascimento, técnico responsável pelo laboratório, para as aulas práticas da disciplina de Microbiologia dos Alimentos ministrada pelo professor Dr. Alessandro de Lima.
Para uma turma de iniciação é interessante que os primeiros trabalhos sirvam justamente a comprovação de dados simples, mas que podem passar despercebidos a grande parte dos alunos: a constante presença de microorganismo no ambiente, mesmo que não de maneira explicita.
Os microorganismos, também chamados de germes ou micróbios, são um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu como vírus, bactérias, protozoários e muitas algas e fungos microscópicos.
Embora sejam muito pequenos, os microorganismos são de extrema importância para a vida no planeta, assim como têm um grande impacto sobre as atividades humanas. Em geral os associamos somente às doenças que eles causam nas plantas e nos animais, incluindo os homens, porém, não diminuindo a sua importância, os microorganismos patogênicos são uma minoria.
“Os micróbios vivem praticamente em todos os ambientes possíveis, no ar, no solo, na água, no interior de outros organismos, e nas mais variadas condições climáticas, até mesmo em regiões abissais do oceano, onde nenhum outro organismo consegue viver.”
Os microorganismos são o objeto de estudo da microbiologia, ciência com poucos séculos de existência, que pode ser entendida em dois aspectos principais: como ciência biológica básica,