Microbiologia
Bio (do grego bios) significa vida
Segurança se refere a qualidade de ser ou estar seguro, protegido, livre de riscos ou de perigo.
Refere-se à vida protegida, preservada, livre de danos, perigo ou riscos.
Evolução biosegurança
• Ainda na década de 70, a organização mundial da saúde (OMS) definia como “práticas preventivas para o trabalho com agentes patogênicos para o homem”.
• O foco de atenção voltava-se para a saúde do trabalhador frente aos riscos biológicos no ambiente ocupacional.
• Já na década de 80, a própria OMS incorporou a essa definição aos chamados riscos com agentes patogênicos para o homem com os riscos químicos, físicos, radioativos e ergonômicos.
• Nos anos 90, a definição de biossegurança sofre mudanças significativas.
• Em seminário realizado no Instituto Pasteur em Paris (1991) observou-se a inclusão de temas como ética em pesquisa, meio-ambiente, animais e processos envolvendo tecnologia de DNA recombinante em programas de biossegurança.
• “conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos. (Costa 1996)
• Esta centrada na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais.
Definição:
Condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir e eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e ao meio-ambiente.
Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio-ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Normas e mecanismos controladores do impacto de possíveis efeitos negativos de novas espécies ou produtos originados por espécies geneticamente