microbiologia e parasitologia
1 INTRODUÇÃO
1.1 Microbiologia e Parasitologia
1.2 MICROBIOLOGIA: Qual a importância de seu estudo
1.3 TEORIA MICROBIANA DAS DOENÇAS
1.4 ÁREAS DE ATUAÇÃO DA MICROBIOLOGIA
1.5 PARASITOLOGIA: Qual a importância de seu estudo
1.6 EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECTA PARASITARIA
2 OBJETIVO
3 CONCLUSÃO
4 BIBLIOGRAFIA
1- INTRODUÇÃO
1.1 MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
A palavra MICROBIOLOGIA (introduzida em 1899) vem da junção do elemento de composição grego micros, que significa pequeno e é utilizado em inúmeros vocábulos eruditos, principalmente a partir dos séculos XIX, e - biologia (grego bíos, vida + grego logos, estudo, tratado.
Microbiologia: e o estudo dos microorganismos e de suas atividades.
Preocupa-se com o formato, a fisiologia e a relação recíproca destes com outros seres vivos, tem seus efeitos positivos e negativos sobre o meio ambiente e seres que neles habitam. E uma ciência antiga, sendo que o termo “micróbio” foi adotado em 1878, por sidillot, para designar o organismo vivo microscópicos unicelular. Normalmente não são visíveis a olho nu; necessitam do auxilio de um microscópio para sua identificação.
Parasitologia: e o estudo dos parasitas em geral, sendo estes agentes infecciosos que associam a outro ser vivo deste tirarem benefício (parasitismo) ou seja parasitologia, o que é estudado são as formas de relação entre parasitas e seus hospedeiros, englobando também a pesquisa sobre cada vetor. O conhecimento sobre parasitas oferece mais opções de combate às causas das enfermidades causadas por esses organismos.
1.2 MICROBIOLOGIA A IMPORTANCIA DO SEU ESTUDO
A microbiologia é uma área da biologia que tem grande importância seja como ciência básica ou aplicada
Quando destacamos como ciência básica pode inclui os estudos fisiológicos, bioquímicos e moleculares, denomina-se microbiologia molecular.
Quando consideramos como ciência aplicada, podemos destacar os processos indústrias, controle de doenças, de pragas,