Microbiologia e cariologia Odontologia
Dieta cariogênica
Dieta é aquilo que ingerimos (alimentos e bebidas)
Nutrição é a assimilação dos alimentos (pela rota sistêmica)
Ex: Leite (dieta) contém Lactose, glicose e lipídeos (nutrientes) que são assimilados pela rota sistêmica.
As ações dos nutrientes podem ser->
- Ação local: Reação com a superfície dentária quando o alimento passa pela boca (mastigação).
- Ação sistêmica local: Reação com a superfície dentária depois que o alimento é absorvido pelo intestino e retorna à boca via saliva.
- Ação sistêmica: Reação com a superfície dentária depois que o alimento é absorvido pelo intestino e retorna através da circulação sanguínea (mais ativa na fase pré-eruptiva).
Dieta balanceada-> Durante a formação dentária, há a formação de estruturas resistentes, se após a erupção, for feita uma dieta balanceada, isso mantém a estrutura dentária saudável.
Dieta cariogênica-> É aquela que permite o desenvolvimento de bactérias cariogênicas, produção de polissacarídeos de reserva (amilopectinas) e ácidos.
Ação local-> Restos alimentares (substratos para os microorganismos).
Quais são as características que tornam a sacarose uma arquiinimiga dos dentes? R: Ela é uma molécula pequena que se difunde rapidamente através da placa, é o único substrato utilizado por algumas bactérias (S. mutans) para produzirem polímeros extra-celulares (dextrano e mutano), ela permite a elaboração de algumas enzimas (glicosil-transferase) e sua fermentação resulta na maior quantidade de ácido.
O que os alimentos cariogênicos têm em comum? R: Açucar.
Dieta x Cárie->
A importância da dieta na causa da cárie foi evidenciada por vários estudos:
- Estudos arqueológicos e antropológicos mostraram o aumento de açúcar através dos anos.
- Estudos epidemiológicos mostraram que a população com baixa ou nenhuma disponibilidade de açúcar refinado apresentava índice de cárie baixo ou nulo.
- E o estudo de cárie experimental em humanos mostrou que a ingestão