Microbiologia do Ar
Composição da atmosfera: 0,032% de dióxido de carbono e outros gases (neônio, argônio e hélio). partículas de pó e água (sob forma de vapor líquido ou cristais de gelo)
Microbiologia Aplicada -Prof. Dra Denise Godoy
Micro-organismos do ar flora microbiana do ar: transitória e variável; o número e os tipos de agentes contaminantes do ar são determinados pelas várias fontes de contaminação existentes no ambiente; podem ser encontrados em suspensão, em material particulado e gotas de água; transporte: através de ventos, massas de ar e turbulências da atmosfera.
Microbiologia Aplicada -Prof. Dra Denise Godoy
Bioaerossóis
BIOAEROSSOL Microbiotadispersa no ar: partículas biológicas finas de diâmetro de 0,05 a 100mm. Fungos, bactérias, vírus, pólens, algas, etc. Microbiologia Aplicada -Prof. Dra Denise Godoy
Bioaerossóis
A matéria particulada funciona num primeiro momento, como substrato ideal para a multiplicação microbiana.
Em um segundo momento, a matéria particulada vai atuar como elemento sinérgico no ecossistema biológico, através do aumento da umidade relativa nas superfícies, aumentando o crescimento microbiano.
Este fenômeno de aumento da umidade se dá através da tensão superficial, onde duas partículas próximas entre si absorvem a água, aprisionando-a.
Microbiologia Aplicada -Prof. Dra Denise Godoy
Principais doenças de transmissão aérea 7 Microbiologia Aplicada -Prof. Dra Denise Godoy
Principais doenças de transmissão aérea 8
Principais doenças de transmissão aérea
A habilidade do micro-organismo causar doenças depende da sobrevivência e infectividade ao hospedeiro suscetível. Mas dependem ainda de parâmetros ambientais: umidade relativa,