MICROBIOLOGIA CLINICA ITU Eliane
Disciplina: Microbiologia Clínica
INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO
Eliane Teresa silva
RA 1106280729
Brasília /DF
Novembro 2014
INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO A infecção urinária é a invasão do trato urinário por microorganismos que desencadeiam uma resposta inflamatória. Essa invasão é em geral bacteriana, atingindo o trato urinário por via ascendente, hematogênica ou linfática, e usualmente acompanhada de bacteriúria e piúria.
A principal causa de ITU são as infecções bacterianas, normalmente bactérias que encontramos em nosso trato digestivo. A bactéria Escherichia coli é a principal responsável pela ITU, causando 85% das infecções não-hospitalares e 50% das infecções hospitalares. Em casos de exceção, infecções por fungos e vírus também podem atingir o trato urinário. Os sintomas mais comuns de ITU são: ardor ao urinar, urinar com baixo volume e várias vezes ao dia, desejo súbito e intenso de urinar, alteração da cor e odor da urina, dor lombar, febre e presença de sangue na urina.
PRINCIPAIS TIPOS DE INFECÇÕES URINÁRIAS
Cistite Uretrite
Pielonefrite
Infecção nos ureteres.
PRINCIPAIS AGENTES CAUSADORES DAS INFECÇÕES URINÁRIAS Em ordem de freqüência, podemos listar os principais microorganismos causadores de I.T.U.
Escherichia coli (80%);
Staphylococcus saprophyticus;
Klebsiella sp;
Proteus sp;
Pseudomonas sp;
Enterococcus
Bactérias Gram negativas.
TRATAMENTO
O tratamento tem por objetivo tratar a infecção bacteriana, aliviar os sintomas agudos e evitar o aparecimento de lesões renais. O tratamento medicamentoso deve ser iniciado logo após a coleta da urina para cultura, sempre que houver fortes indícios clínicos de ITU.
O emprego de esquemas curtos ou dose única não e aconselhado no tratamento da ITU, pois poderá induzir resistência bacteriana sendo assim é mais utilizado esquemas terapêuticos com 7 a