Microbiologia Aplicada a Bens Culturais
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Microbiologia
Disciplina: Microbiologia Aplicada a Bens Culturais
Professora: Vera L.
Alunas: Ana C. / Mariana S.
Relatório: Isolamento de fungos de bens culturais (monumentos de pedra e peças de madeira)
1) Observe e descreva as características macroscópicas das colônias de fungos presentes nas placas de Petri: topografia da colônia; pigmento, verso e reverso; textura: granulosa, pulverulenta, velutina (aveludada), cotonosa, cremosa; tamanho da colônia: crescimento limitado, crescimento invasor.
Na nossa placa colocamos amostras de uma folha contaminada com o que parecia ser ferrugem. Das quatro amostras duas geraram colônias cremosas e duas geraram colônias filamentosas.
Apareceram quatro pontos de contaminação: Dois de aparência aveludada verde, de bordas brancas e verso branco. Dois de aparência verde aveludada, bordas amareladas e fundo escuro.
Duas colônias surgiram associadas às amostras:
Uma colônia grande de aparência branca cotonosa, cujo verso era também branco com o centro amarelado. Essa colônia foi contaminada por uma colônia do último exemplo acima e não foi possível fazer isolamento a partir dela.
Uma colônia cotonosa mais amarelada, frente e verso, de menores dimensões, também contaminada, mas em menor grau, a qual usou para fazer o isolamento (microcultura).
2) Discuta sobre a importância de se isolar, quantificar e caracterizar os microrganismos presentes em bens culturais.
Conhecer bem os microrganismos capazes de serem encontrados em bens culturais possibilitará melhores condições de cuidados a esses mesmos bens. Isolando os microrganismos é possível observar de forma precisa o comportamento de diferentes seres agindo em diferentes ambientes e condições. Dessa forma, identificando-os, ajudará num melhor tratamento futuro aos bens culturais, em relação às suas condições de guarda, manutenção, monitoramento de temperatura e umidade quanto