Microbiologia 2
Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Os principais componentes de um meio de cultura são fontes de carbono, energia (açúcares), nitrogênio, fósforo e sais minerais Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais. Além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, micro aeróbia ou anaeróbia), dentre outras.
2 FINALIDADES
a) Isolamento: a partir de um material contaminado é possível obter os microoorganismos em seu estado de pureza Ex: Ágar Nutriente, Ágar Sangue e etc...
b) Identificação: permite o estudo detalhado do microorganismo, de suas características culturais, propriedade bioquímica entre outras, permitindo sua classificação em gênero e espécie. Ex: Ágar TSI, Caldo Lactosado.
e) Conservação /Estocagem ou manutenção: após a identificação e tipagem podemos formar a coleção de bactérias organizando uma bacterioteca cujas cepas podem ser mantidas por longos períodos Ex: Ágar Nutriente, Meio Stock.
d) Transporte: no caso de não ser possível realizar a cultura logo após a coleta de um determinado material biológico, estes meios mantêm estável a população microbiana presente neste material.
e) Obtenção de toxinas dos microoganismos toxigênicos: é possível detectar sua exotoxina por seres difusíveis me meios de cultura Ex: Craing-toxina colérica.
f) Dosagem: empregados nas determinações de vitaminas, antibióticos e aminoácidos;
g) Contagem: empregados para a determinação quantitativa da população microbiana (Agar de Contagem em Placas, TSC, Agar Batata Dextrose, Ágar Baird-Parker, etc.);
3 CARACTERISTICAS INDISPENSÁVEIS AOS MEIOS DE CULTURA
a)