Microambiente
MICROAMBIENTE
O ambiente de Marketing é constituído por agentes e forças relativamente fora do controle das organizações, os quais afetam diretamente seus negócios. Dessa forma, podemos dizer que um ambiente de Marketing está dividido em:
Macroambiente: é formado pelas forças sociais que afetam todo o microambiente, tais como: ambiente demográfico, ambiente econômico (nacional e internacional), sociocultural, natural, tecnológico, político-legal.
Microambiente: é formado por forças mais próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir e em interagir com: os fornecedores, os consumidores, seus concorrentes, seus distribuidores e a legislação vigente. São esses fatores com maior facilidade de controle empresarial
Diante disso, é necessário que a corporação saiba reagir rapidamente aos acontecimentos ou anteciparse a eles, uma vez que o ambiente em que ela está atuando oferece tanto ameaças quanto oportunidades às organizações.
O objetivo do marketing é satisfazer necessidades e desejos do consumidor, respondendo à empresa lucrativamente favorável, auxiliando a transmitir valor, atraindo e se relacionando com o cliente de forma que sejam benéficas para ambas as partes.
Para que essa empreitada torne viável e eficaz, o gerente, o responsável pelo marketing empresarial deve ater a critérios que sem serem analisados colocam abaixo toda a gestão empresarial; são eles:
A Empresa: Ao fazer seus planejamentos e ações de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, que acabam por formar o ambiente interno, tais como:
Administração de topo - estabelece a missão, objetivos, estratégias e a política da empresa. Os gerentes de mkt tomam decisões de acordo com os planos desenvolvidos pelo alto escalão;
Departamentos de finanças - tem como finalidade encontrar e utilizar fundos para que o plano de mkt seja aplicado;
P&D - pesquisa e desenvolvimento, concentra-se em