Micro
O gênero das corynebacterium compreende um número relativamente grande de espécies. Esses gêneros se diferenciam basicamente uns dos outros através do tipo de substrato fermentado por elas.
As corynebacterium são aeróbias ou anaeróbias facultativas, imóveis e catalase – positivas e ubíquas em vegetais e animais e normalmente colonizam a pele, as vias aéreas superiores, o trato gastrintestinal e o trato urogenital dos seres humanos.
Corynebacterium diphtheriae
É um bacilo gram-positivo em forma de clava não formador de esporos, anaeróbio facultativo, requer vitaminas para crescer e facilmente cultivadas em diferentes meio de cultura.
É divida em três biótipos diferentes que são denominados de gravis, mitis e intermedius. O termo gravis é associado a formas graves da doença, o termo mitis, associado ao estágio leve da doença, enquanto o termo intermedius, associado à forma intermediária da doença.
São devidas a uma toxina diftérica que o Corynebacterium diphtheriae age nas membranas mucosas do trato respiratório podendo espalhar-se para a corrente sangüínea causando miocardite e neuropatia.
Características Culturais
As amostras para isolamento de C. diphtheriae devem ser coletadas da nasofaringe e garganta e inoculadas em meios de cultura não seletivos, bem como em meios desenvolvidos especificamente para este microrganismo (ex. ágar-cisteína-telurito, ágar-telurito-soro, meio de Löffler).
A bactéria assume cor cinza a preta, característica em ágar-telurito, enquanto a morfologia microscópica é mais bem observada em meio de Löffler. Em ágar-cisteína-telurito, as colônias gravis são grandes, irregulares e acinzentadas; as colônias intermedius são pequenas, achatadas e acinzentadas; as colônias mitis são pequenas, redondas, convexas e pretas. A identificação precisa de C. diphtheriae baseia-se em resultados de testes bioquímicos específicos.
Difteria - Informações gerais sobre a doença
O que é? Doença transmissível aguda causada por